22 de abril de 2011

"Jesus, a Páscoa Verdadeira"

“Jesus, a Páscoa Verdadeira”.
Na plenitude dos tempos Deus não falou mais pelos Profetas e Mensageiros, Ele mesmo veio na Pessoa de seu Filho: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. (Jo 1, 14)
Ele não veio abolir o Antigo Testamento e nem interromper o Plano Divino de Salvação estabelecido no Sinai. Veio completá-lo, realizando-o plenamente.
O Novo Testamento descreve de modo inquestionável e brilhante a extraordinária Obra do Senhor.
Assim, a morte e ressurreição de Cristo são a verdadeira Páscoa, que liberta a humanidade do pecado, reconciliando-a com Deus, realizando assim a Nova e Eterna Aliança do Senhor com todas as gerações.
A descrição da Última Ceia feita por São Lucas (Lc 22,14-18), nos revela que Jesus começou a Ceia celebrando a Páscoa Judaica, sem contudo dar-lhe um realce especial.  No momento oportuno Ele instituiu o novo rito, mandando que fosse renovado em sua memória:
“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e lhes deu, dizendo: Isto é o meu Corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de Mim”. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: “Este Cálice é a Nova Aliança em Meu Sangue, que é derramado em favor de vós”. (Lc 22, 19-20)
Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, a ser imolado para servir de alimento e de sinal da verdadeira passagem de Deus entre nós, pela qual se realizou a libertação do gênero humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário