19 de maio de 2013

Pentecostes: início da ação evangelizadora da Igreja

Celebrar a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os apóstolos. É com este objetivo que os cristãos se reúnem no próximo domingo, dia 19 de maio, durante a festa de Pentecostes. Em todas as paróquias da Arquidiocese de Salvador acontecerão missas especiais, mas as principais celebrações serão as promovidas pela Paróquia Santo Antônio Além do Carmo. A primeira será às 8h; às 9h30 os fieis participarão de uma procissão com o Menino Imperador, que sairá do Boqueirão até a Matriz, onde será celebrada uma Missa solene, presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva, às 10h.
Além das celebrações, durante a festa, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por intermédio do Menino Imperador, libertará presidiários do Complexo Penitenciário de Salvador. A ação, que completa 243 anos, remete à histórica visita feita por Dom Pedro II ao templo, quando libertou presos.
De acordo com o frei Ronaldo Marques Magalhães, pároco de Santo Antônio Além do Carmo, a Festa de Pentecostes é um momento de renovação. “Para mim, Pentecostes é sempre um renovar. Todos somos convidados a, cada vez mais, assumir um compromisso com a Igreja para evangelizar. Se não estivermos dispostos, a festa não estará condizente com o que aconteceu com Maria e os apóstolos, e hoje esta festa tem a mesma finalidade: ser renovada e continuar a missão de Jesus”, afirma.
 


A solenidade de Pentecostes é um momento importante para a Igreja, pois marca o início da ação evangelizadora junto aos povos de todas as nações. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “no dia de Pentecostes, a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito” (CIC, n. 731).





Para a catequista Ana Cristina da Silva Almeida, celebrar Pentecostes é, antes de tudo, sentir a presença do Cristo ressuscitado. “A Festa de Pentecostes é uma das mais belas que celebramos. Fico imaginando aquele momento, os apóstolos reunidos com Maria Santíssima no cenáculo e línguas de fogo caindo sobre eles. Deus é, verdadeiramente, maravilhoso”, diz.

#ArquidiocesedeSãoSalvadordaBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário